Tutorial: Diorama (Cenários) I

by - agosto 30, 2017


Abrindo a sessão tutorial! Hoje decidi tirar umas fotos de como faço meus cenários, tenho investido neles recentemente, já que não terei mais acesso fácil a jardins e tal (adeus facu e seus jardins OTL), comecei a investir em fotos em “estúdio” não que eu compre parafernálias de iluminação, sempre tiro foto na cama com as janelas bem abertas... bem o caso é que eu estava meio de saco cheio de meus cenários, estavam tão batidos... e sempre aparecem cenários gringos de papelão, sim meu povo de papelão! Já vi uns mais elaborados onde usaram isopor revestiram com papel paraná e esconderam as frestas com massa corrida, isso mesmo que você leu! Depois de pintado não tem quem fale que ali é de papelão e isopor! 

Como não tenho muita paciência para fazer um cenário com massa corrida (eu já faço bagunça o suficiente) resolvi fazer com papel paraná, cola, tinta... coisas que tinha em casa...
Segue a listinha de materiais, serio acho que com uns 20 reais você sai com mais que um cenário completo! uma folha de paraná é por volta de 6 reais! (Deve ter mais barato!)

Material:
  • Tesoura/estilete
  • Papel paraná de uma espessura não muito grossa 
  • Cola branca
  • Régua grande
  • Lápis 
  • Tinta colorida 
  • Pinceis e rolinhos de espuma
  • Amor
  • Paciência 
  • Calma
  • Tempo livre! 
Esse papel é ENORME! *-*

Primeiro dá para ver que o papel paraná não é só grande ele é ENORME! (adoro isso) ele serve para fazer 4 paredes de 40x50 mais ou menos, como meu canto acho que tem uns 45 de largura, não tenho certeza, tenho que emendar para igualar. 

Cortando ao meio ele ja fica no tamanho ideia para as pullips! 50cm!

80 cm de comprimento por 50 de altura!

Eu corto ele primeiro amassando até dobrar ao meio, e depois corto as frestas que ficam amassadas ou uso a tesoura para facilitar na separação depois de marcado. Faço o processo até cortar as 4 partes. Geralmente eu separo só duas delas (da primeira dobra). Porque a outra eu cubro com papel de presente e encaixo no canto, uso sempre os dois lado e guardo a folha aberta. 

Dessa vez eu queria fazer essas “almofadas” de parede, não sei o nome certo, mas acho lindo, já vi fazerem de vários materiais, de madeira, de palito de picolé (espátulas de madeira) e eu fiz de papel paraná! Lembra que falei que o papel não é muito grosso? É porque os mais grosso machucam a mão na hora de cortar com a tesoura, acho que só corta com estilete, mas não tenho... 

Cortei varias tirinhas de mais ou menos 1cm com o comprimento de 50 cm (o papel todo), fiz isso várias vezes e tive que cortar mais rsrsrs, seriam os detalhes das almofadas, depois disso cortei uns 15 quadradinhos de 7cmX15cm mais ou menos, seriam as almofadas e as tirinhas de separação. Cortei também 2 placas de 50cmX20cm mais ou menos que é pro volta da altura da cintura da pullip. 

Elas tem 50 cm de comprimento por que era a antiga altura do papel! 
Facilitou muito para fazer certas decorações!

As almofadas cortadas! 

As placas de 50x20
Elas não serão fixas, para poder trocar o fundo!

Mais ou menos como ficará!

Depois de cortados foi a hora de colar! Foi tudo no olho metro mesmo, infelizmente eu uso tesoura e sinto que um estilete cortaria BEM melhor esse papel, então os quadradinhos ficam tortos mesmo com a marcação, o mesmo vale para as tirinhas...

Com o processo de corte e colagem as peças “empenam” ficam meio curvadas, então deixo secando com um peso por cima por um tempo. 

Prontas para uso! :D

A ultima parede não foi separado o retângulo de 20X50, colei na própria parede, essa vai ser fixa, não vou poder ficar trocando a cor do fundo. Mas lembra que falei que tenho que cortar uma tira de uns 5cm para emendar? Então sempre ficam com essa espece de coluna, então coloquei aquelas tirinhas de 1cmx50cm para decorar! Ainda vou pintar elas, talvez de branco ou marfim mesmo! *-*

A coluna falsa xD

Cenários finalizados! =D

Esse piso na verdade é um tampo de porcelanato de resto de construção

Detalhe da coluna grega kkkk

Use a criatividade para variar a textura da parede! 

A parede da esquerda foi feita em uma folha de 50x45, e colei vários retângulos, lembro de ter usado o comprimento original da folha então deve ter sido uns 50cm e fui cortando e colando vários quadradinhos intercalando entre espaço vazios e preenchidos para dar esse efeito! Acho simples e fica lindo! 

Essa parede mais escura é do paraná mais grosso.
Minha mão ainda doí depois de ter cortado  x-x

Também da para fazer áreas externas!
A vitrine era uma caixa de Mosnter High!

Pretendo fazer o mesmo processo para os BJDs, ai a medida muda para os 80X50! Espero poder ter ajudado a todos terem ideias de como montar seus próprios senários de forma rápida e barata! =D


You May Also Like

2 comentários